All Stars Are Falling Down – Um libelo sobre Gaza e a crueldade humana

tumblr_n8zl02gKIb1sz66i8o3_1280

 

            Uma linda fotografia do por do sol, certo? Não. Não é, é um míssil israelense atingindo Gaza. Durma com isso.

            Em 1922 o sol se punha na região de Gaza que após o fim da 1ª Guerra Mundial e a dissolução do Império Otomano passou a ser administrada pela Grã-Bretanha, até a presente data alguns conflitos entre palestinos e judeus já ocorreram em Jerusalém e Jaffa. O dia 22 de julho do presente ano amanhece sobre você, os britânicos realizam um censo no seu país. Quem é você dentre os 757.182 habitantes? Está dentre os 78% de muçulmanos ou os 11% de judeus? Pode ser aparentemente irrelevante, mas em menos de meio século tal fato vai selar o seu destino.

            No decorrer da década de vinte judeus continuam imigrando e somam 16% da população, se você for um deles estará ocupando apenas 4% das terras do seu novo lar.

            Quando o sol nasce para a década de trinta os Estados a sua volta estão se tornando independentes e na sua casa os conflitos continuam se tornando mais violentos. Hitler assume o poder na Alemanha e implanta medidas anti-sionistas causando o aumento da imigração judaica para a sua terra. Você está aliviado que seus irmãos escaparam de um destino terrível? Ou tudo o que vê é apenas mais pessoas chegando para habitar uma área de poucos recursos?

            A década de trinta vai seguindo seu curso e no ano de 1936 o que eram pequenos conflitos localizados se transforma em uma revolta. Há descontentamento com o Mandato Britânico e você que sempre habitou essa terra sente que ela está sendo colonizada pelos imigrantes judeus! Ela já era sua antes de eles chegarem! Inicia-se o movimento nacional palestino e antes que a década termine este se vê derrotado. Há repressão por parte do governo, a elite política palestina está enfraquecida… Ouve-se boatos sobre a partilha do território e de transferência populacional, boicotes contra os palestinos ocorrem enquanto a economia judaica prospera e a milícia sionista transformou-se em um verdadeiro exército.

            Conseguiu dormir noite passada? Tudo depende do lado em que você nasceu, mas as coisas estão melhorando. Pensam em atribuir 33% do território aos judeus e agora a imigração só acontecerá ao acordo dos habitantes árabes. Finalmente terá paz.

            Estamos em 1947 e a notícia das atrocidades ocorridas na Alemanha se espalha pelo mundo, mas, veja só, seu país vai se tornar independente! A Grã-Bretanha renunciou ao mandato! Espera, não solte os fogos ainda, estão falando em partilha novamente… 55% para eles e 44% para você… Essa não era a sua terra? Tudo bem, tudo para dormir a noite e coitados dos judeus! Eles perderam mais do que uma porção de terra.

            Você está com medo, escuta coisas estranhas nas ruas. Plano Dalet, invasão das bases militares britânicas e limpeza étnica dos palestinos para a criação de um estado judaico. Esta noite você não dorme.

tumblr_n9ylkqer571sz66i8o1_1280

            Estamos no segundo semestre do ano de 2014 e você se esqueceu de como é ter uma boa noite de sono. Mísseis caem pela Faixa de Gaza, onde você habita. Não há empregos para todos, não há comida, não há água suficiente e morrem-se as centenas por dia. Eles procuram o Hamas, mas atingem escolas, hospitais e áreas residenciais. Você os odeia, sua casa foi atingida e hoje vive em um abrigo da ONU com o que restou da sua família. Você odeia o Hamas por ter piorado as coisas, mas você sabe que se não fosse por eles não teria como sustentar sua família… Há luzes no céu. Estrelas caindo.

tumblr_n8kk2miLeP1sz66i8o2_500

Anúncios

2 comentários sobre “All Stars Are Falling Down – Um libelo sobre Gaza e a crueldade humana

  1. Estou quase em lágrimas aqui. Não só pela força do texto, mas por saber que é verdade, que é a realidade dessas pessoas. E essas fotos então…

    É difícil porque a gente se sensibiliza mas não faz nada. E o que teria a ser feito? Sinceramente, eu não faço ideia de se um dia esse conflito vai se resolver.

    E até lá eu só oro por elas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s