Day 02 – Escreva sobre algo histórico

Era por volta das 11 da manhã quanto eu cheguei da escola naquele dia em particular, tinha apenas 10 anos de idade e não tinha muita noção do que era o mundo. O mundo se resumia ao bairro em que morava naquela cidadezinha do interior, a pequena escola que frequentava e aos amigos da rua e da família, além da ida a capital do estado que era uma grande viagem com direito a visitar uma livraria  e uma rede famosa de fast-food. Naquela manhã meu mundo cresceu e meu desenho favorito não passou na Tv… Naquela manhã as torres caíram. E eu cresci.

2846798758_a058ca04d6

Não quero discutir o mérito de uma guerra, se os EUA ou Osama Bin Ladem estavam certos, nem das vítimas americanas ou árabes e imigrantes que se originaram da revanche dos americanos; mas falar da história de uma geração que assistiu a derrota de uma nação que julgavam invencível. Quero lembrar de uma geração de crianças que aprenderam pela primeira vez o que era uma guerra, eu sei que naquele dia aprendi que era árabe (libanesa, na verdade) e que “meu povo” seria atacado pelo crime de uma organização de malucos… Que esses homens maltratam mulheres e crianças em seu próprio país.

11setembro_thumb

Por inúmeros dias não se falava de outra coisa e como eu muitos fizeram trabalhos escolares sobre a primeira vez que a morte foi transmitida ao vivo para o mundo inteiro, como a do homem que se jogou de uma das janelas. Não gosto da forma como os políticos lidam com sua política externa, essa mania de dominar o mundo e se autodenominarem salvadores… Não acredito que guerra alguma salve ninguém. Devo isso àquela manhã em que cheguei em casa e a guerra deixou de ser uma brincadeira para mim, não perdi nenhum parente ou conhecido só a minha infância completamente inocente.

images

Deixe um comentário

