Jogos Vorazes (Hunguer Games) – Suzanne Collins

hunger-games

       A proposta de Suzanne Collins é interessante dentro de uma categoria já trabalhada a exaustão, afinal são publicadas distopias futuristas desde o início do século passado. O mote do livro é simples: No país de Panem que surgiu da antiga América do Norte há, atualmente, doze distritos desde ricos a paupérrimos que são controlados com mãos de ferro pelo distrito líder, Capital… Como mais do mesmo há opressão aos direitos individuais, a liberdade de expressão, a história é alterada e a propaganda vende um país sem problemas, não refletindo a realidade de seus habitantes. O que não necessariamente cria um livro ruim, afinal nada é 100% original no país das letras.

       Inicialmente nesse país havia 13 distritos, mas o 13º distrito liderou uma rebelião e por isso foi obliterado e para sempre serem lembrados do poderio da Capital é realizado todos os anos os Jogos Vorazes, uma imposição bárbara sobre os outros distritos que devem enviar um casal para a morte quase certa, ondem devem enfrentar os outros distritos e somente um sobreviverá. Esse é o mesmo mote do livro/mangá japonês Battle Royal, onde um regime totalitário no Japão obriga jovens a se enfrentarem matando uns aos outros em uma ilha no chamado “O Programa”.

         Há duas diferenças principais se essas histórias forem comparadas, Battle Royal é narrado em terceira pessoa e Jogos Vorazes na primeira, não tenho preferências ou preconceitos quanto a estilos de narração desde que sejam bem feitos… Susanne Collins era roteirista da Nickelodeon, percebe-se isso pela forma como ela narra, pobre. Há milhares de fanfictions de gente mais jovem com métodos de narração muito melhores do que o dela. A segunda diferença é que a autora de Jogos Vorazes nos joga milhares de dramas e conteúdo emocional logo nas primeiras páginas e eles são muito interessantes, você fica curioso com vontade de conhecer melhor as histórias dos personagens só que… Não há, ela não as explora, não as aprofunda e são amplamente desperdiçadas! Sei que nem todos vão concordar comigo e devo acrescentar que no decorrer dos outros livros da série a narrativa melhora e muito, acredito que ela teve pressa em colocar os personagens no jogo título, foi a escolha dela mas poderia ter introduzido melhor.

images         Enquanto em Battle Royal a profundidade da história pessoal de cada personagem, e são muitos, é explorada separadamente e de tal forma que você acaba gostando e se interessando por todos eles mesmo no mangá e inclusive dos vilões! Afinal, ninguém é totalmente mal e nenhuma atitude é desmotivada. Enquanto Collins, talvez com pressa de contar a sua história se apressa e o ritmo fica muito rápido deixando a impressão de que falta coisas a serem contadas… Até agora me parece que faltou paciência a autora para contar a sua história.

          Não há como negar, porém, que conforme a história avança ela vai se torando mais densa e se percebe o amadurecimento da autora em relação a própria história, o que revela uma escrita linear. Os atos dos personagens passam a ter consequências e a morte avança pelo jogo tomando amigos e inimigos, e todos invariavelmente se humanizam no momento do fim.

         Para finalizar o livro acaba que prende e cumpre o seu papel de relatar os “Jogos Vorazes”, mas deixa inúmeras pontas desamarradas e fica a dúvida do verdadeiro impacto dos jogos nos personagens principais.

Anúncios

Um comentário sobre “Jogos Vorazes (Hunguer Games) – Suzanne Collins

  1. I would like to thnkx for the efforts you’ve put in writing this blog. I am hoping the same high-grade website post from you in the upcoming as well. In fact your creative writing skills has encouraged me to get my own web site now. Actually the blogging is spreading its wings rapidly. Your write up is a good example of it.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s